"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação,
seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
(Albert Schwweitzer - Nobel da Paz 1952)




"Olhei para os animais abandonados na rua... os renegados da sociedade humana.
Vi em seus olhos amor e esperança, medo e horror, tristeza e a certeza de terem sido traídos.
Eu me revoltei e rezei:
- "Deus, isso é horrível!
Por que o Senhor não faz nada a respeito?"
E Deus respondeu: -"Eu fiz, Eu criei você."


"O homem que prefere propagar a dor e a guerra ao invés do amor,
não tem mais valor que qualquer outro animal,
é sim um ser inferior!"
ana carolina moraes



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

um desabafo!

Olá pessoas amigas,
com todo amor que temos pelos animais, pela natureza e pela vida,
pedimos por favor, que leiam com carinho e atenção essas palavras escritas por nós, afim de fazer nossa sociedade e as pessoas que nela habitam, possam refletir e abrir os olhos e a mente, pois a Natureza é mãe, e os animais são filhos como nós! Ana Carolina e Marga

Venho por meio deste email, salientar minha/nossa admiração por uma pessoa em especial da nossa comunidade, de nossa cidade, que passa as vezes por maus bocados, por julgamentos e acusações, sobre sua pessoa e sobre seu trabalho voluntário em prol a uma questão muito importante, mas que poucos se “importam” em ajudar e colaborar, nesta causa nobre a que muitos reclamam e ao mesmo tempo não fazem nada para ajudar.
Acredito que muitos conheçam esse pessoa de quem estamos falando, Elisandra Galle o nome dela, é alguém que com certeza tem muitos amigos, mas também pode ter pessoas que não a conhecem e a julgam, pode ter pessoas que dizem que não gostam e ainda reclamam pelo seu trabalho em prol dos animais. Sabemos que essas pessoas que a julgam, precisam saber que o único que tem o direito do julgamento é Ele, e apenas Ele, e que todo e qualquer ato ou ação em favor do bem estar humano e animal, enfim de qualquer ser vivo, é um ato mais que Humano, é um ato Divino.
Pessoas que a julgam, não tem o direito de merecer satisfações e explicações de suas ações mais que generosas em prol aos animais de nossa cidade. Como infelizmente já aconteceu algumas vezes onde tivemos que ler no jornal da cidade esclarecimentos da parte da ONG e dela.
Pessoas que a julgam, talves sejam essas que vão lá e colocam caixas com filhotes de cães e gatos na porta de sua casa, e depois reclamam na sociedade que a ONG do SOS Vira-Latas de Três Coroas não faz nada. Muito pelo contrário, a ONG faz muito, muito mais do que teria condições de fazer, mesmo sem a ajuda de muitas pessoas da nossa sociedade “que não fazem nada a favor”, quer dizer fazem sim, preferem falar e colocar o dedo no nariz das voluntárias.
Não falo apenas da Elisandra, mas de todas as voluntárias da ONG, que tiram seu tempo, seu lazer para abraçar uma causa com o coração, com paixão, com muito amor, são corações verdadeiramente e realmente humanos, pois deixam suas particularidades e seu tempo livre de lado para correr atrás de denúncias feitas sobre maus tratos ou denúncias de que alguém encontrou caixas de filhotes de cães ou gatos na beira de ruas ou arroios. Estas pessoas (as voluntárias) não devem e muito menos não merecem ser julgadas pelas pessoas de nossa cidade, de nossa “comunidade”. Comunidade esta que está mais para “cada um por si e um por todos”. Falamos neste caso em especial e principalmente pela Elis, por que sabemos o quando ela dedica seu tempo, seus dias e horas aos animais, em socorre-los, em cuidar, tratar, procurar assistência e lugar, e ainda dar amor e carinho a todos eles.
Entendam que não estamos generalizando quando falamos "sociedade"!! Até por que conhecemos muitas pessoas da nossa cidade que se dispunham a abraçar a causa da ONG, em ajudar, colaborar, doar e também adotar os animais que depois de recolhidos, medicados, cuidados e bem tratados, possam ganhar um novo lar.
Sei de casos ocorridos, de pessoas que ligaram e a agrediram verbalmente, por ela não pode ir pegar um animal que estava abandonado, pois não havia onde deixá-lo e por que a ONG estava passando por necessidades financeiras, e não por simplesmente se negar a recolher ele, com certeza seu coração dói quando não tem condições de tirar mais um da rua, por que com certeza se pudesse, teria todos com ela e não haveriam mais cães abandonados em nossa cidade, mas esta “pessoa” deve imaginar que a ONG tem árvores de rações e dinheiro, e que sustentam os animais, os tratam e medicam, sem custo algum. ou que as voluntárias são filhas e sócias do governo. Mas não! é arduo o trabalho e o gasto que se tem em fazer o possivel e o quase imporssivel pelos bixinhos. Essas pessoas estão precisando se informar o que é uma ONG. Aproveito e já digo, que uma ONG é Organização Não Governamental que se sustenta através de ajudas comunitárias e voluntárias, e que as muitas vezes precisam tirar o dinheiro do prórprio bolso para não deixar nenhum animal sem tratamente e sem passar fome.
Ou então outros que falam que não gostam “das pessoas” da ONG, pois são mal humoradas e não lidam bem com as pessoas que entram em contato com elas, particularmente, eu digo que realmente não é nada fácil lidar com pessoas, principalmente aquelas que apenas querem “cobrar” pelo que a Ong não consegue fazer ou aquelas que julgam e não fazem nada pra ajudar. Infelizmente, não é facil lidar com pessoas! Pessoas essas que moram em nossa pequena cidade, que olham para o próprio umbigo, que olham para os animais com indiferença e ainda jogam lixo no chão e reclamam que a Prefeitura não limpa a cidade. (Bem! este seria um outro longo assunto). Mas são essas pessoas, falando agora de um modo geral, que querem que as coisas sejam feitas, mas não levantam da cadeira ou não estendem a mão para ajudar.
Também tem aquelas pessoas que não sabem nem se gostam de cães ou "pensam que gostam", ou até dizem que gostam, mas então tem em sua casa um animal amarrado o dia inteiro, em um pedaço de corda curta na mal consegue se movimentar, isso quando não está em um local onde não há nem uma sobra para deitar para escapar do sol e do calor do verão, passando o dia torrando no sol, e vai saber se estes "donos" se preocupam em deixá-los pelo menos com um pote de água fresca, ou quando estão tão amarrados que não podem nem escapar da chuva ou temporais. (neste caso lembro-me da enchente onde pessoas tiveram de ser quase ameaçadas para que soltassem seus cães para que estes não morressem afogados). E outros que tem os animais, mas esquecem que eles precisam de cuidados, de um lugar pra deitar, pra se esconder do sol, da chuva e do frio. Pois eles sentem tudo como nós, sentem frio, calor, alegria, medo e tristeza, mas nós humanos, sabemos falar, dizer, pedir e fazer o que queremos, os animais não, os animais dependem de nós, dependem do nosso olhar, do nosso amor e dedicação a eles!!
Então se você não dispõem de tempo para se dedicar a um animal, não tenha nenhum!! Se você não tem certeza de que gosta de um cão, não o tenha! Pois animais dão trabalho, dependem de nós, precisam ser alimentados, precisam de um lugar pra dormir e precisam de cuidados, não esquecendo de que eles fazem buracos, comem flores de jardim e fazem barulho quando vêem alguem ou ouvem barulho estranho ou desconhecido. E principalmente quando você tem um filhote, precisam ainda mais de sua atenção e dedicação, para que sejam ensinados. Voce precisa gostar de tudo isso e gostar dele, e de ter ele, senão, por favor, não tenha animal algum!
Ou pior ainda, aqueles que ganham, pegam ou até compram filhotes, se “descuidam” ou simplesmente os colocam na rua pois não conseguem lidar com ele, ou crescem mais do que gostariam, não tem tempo em fazê-lo aprender o que pode e não pode fazer, ou por não ter paciência de dedicar a atenção que ele precisa. Se pensarmos no caso dos cães, sabemos que eles aprendem muitos mais rápido do que nós seres humanos. Bem que poderíamos aprender com eles!!! ... Então, se você não consegue lidar com seu cão, não o abandone, pois ele não é o culpado de sua impaciência ou falta de tempo, mas doe ou entre em contato com alguma ONG. Hoje parece que não há quem ajude, mas há sim muitas pessoas dispostas a acolher um cão ao deixar ele abandonado. E com esta atitude você não estará sendo negligente com o abandono do animal que venha a perambular pelas ruas, estando a mercê de maus tratos e doenças.
A Elisandra e as outras voluntárias, merecem todo respeito das pessoas de nossa sociedade, de nossa pequena cidade, pois esse trabalho de lidar com animais, machucados, doentes, mal tratados, com furos da cabeça causados por bicheiras, ou pescoços cortados, quase dilascerados por maus tratos, ou outros quase mortos, além de muitos outros orrendos atos cometidos por "seres humanos" (ou até melhor dizendo por pessoas da nossa própria cidade) a esses animais indefesos, amáveis, que dedicam sua curta vida ao seu dono, com amor incondicional.
Peço à todos, que gostam de animais, que adotem essa causa, que repassem esse email, que ajudem a ONG e as voluntárias de algum modo, mesmo que seja pequena sua ajuda, já fará muita diferença para a Ong. Você pode ajudar doando ração, materiais para construção de canis, roupas e acessórios para os brechós, e até lixo seco doado na Central de reciclagem de Três Coroas.
Peço também aos que não gostem de animais, que façam o mínimo possível, que seria, não maltratar nenhum animal, mesmo que esteja na rua, e principalmente não julgue aqueles que fazem algo em prol ao bem estar desses seres vivos, pois este ato ao mesmo tempo beneficia a nossa cidade quando estes cães ou gatos são recolhidos.
Se você não concorda com a ONG e seu trabalho, faça apenas uma coisa, não se preocupe com ela. Pois a ONG precisa de pessoas que amam os animais e que queiram ajuda-los e ajuda-las, se não for por doações, que seja denunciando algum crime, denunciando maus tratos e colaborando com suas ações.
Hoje felizmente existe Leis que são aplicáveis aos responsáveis de animais mal-tratados ou negligenciados. E mesmo que sejam poucas as pessoas que tomam partido nesta causa. Não podemos esquecer que ESSAS PESSOAS FAZEM A DIFERENÇA!!
Teria muito mais ainda o que escrever aqui, mas deixarei para uma próxima, espero que este email corra muitas caixas postais, que todos leiam e que encaminhem este email... para que ele possa estar incentivando e ajudando a reflexão do SER em uma ação que não é em beneficio próprio!!
A nossa amiga Elis, está providenciando um local maior para abrigar os cães, pois foi solicitada sua retirada da residencia onde mora, pois os animais encomodam os vizinhos.  Aproveito e peço então aos meus amigos, aos que puderem colaborar com doações para que ela consiga construir os canis necessários para abrigar as dezenas de animais que ela abriga em sua propria casa. qualquer tipo de ajuda que seja, principalmente material para construção são de extrema necessidade.
Escrevemos este texto pois nós temos 8 cães em nosso terreno (incluindo os do meu irmão), dos quais 6 foram recolhidos das ruas da nossa cidade. e sabemos o quão dificil é manter, cuidar, tratar e ter tempo a se dedicar, mas nós temos apenas 8! com certeza queríamos poder ajudar muito mais, mas as voluntárias que conhecemos, a Elis, a Aline, tem dezenas de cães e gatos em suas casas, num total de 200 ou mais, e por isso nos indignamos com maus julgamentos e não concordamos com injustiças, e sim que justiças sejam feitas, pois Leis existem e hoje em dia estão a favor do bem estar animal, e felizmente existem também pessoas iluminadas como essas queridas amigas da ONG SOS Vira-Latas de Tres Coroas.
Ass: amigas e colaboradoras da ONG, Ana Carolina Moraes e Margarethe Heidrich.
Quem quiser assinar o texto junto conosco, e dar sua contribuição fique a vontade!!
pois assim saberemos que não podemos perder a esperança e que podemos crer que, além desses anjos voluntários, há ser humano realmente HUMANO!!..
 
ADOTE ESTA CAUSA! Os animais agradecem!!
Mascotes de Rua – ONG S.O.S. VIRA LATAS TRES COROAS
LIGA TRESCOROENSE DE DEFESA DOS ANIMAIS
Nossos contatos:
E Orkut.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." (Albert Schwweitzer - Nobel da Paz 1952)
‘ Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.’ (Edward Everett Hale - 1823-1909)
"Por vezes sentimos q aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. O q eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."  Madre Teresa de Calcutá
Pior do q você querer fazer e não poder, é você poder fazer e não querer.
"Para o triunfo do Mal, basta que o Bem não faça nada!"

"Você é o exemplo da mudança q deseja ver no mundo".[Mahatma Gandhi]

Nenhum comentário:

Postar um comentário